Gráfico de Linha em Formulário Planilhas Google Apps Script - Aula 04

Gráfico de Linha em Formulário Planilhas Google Apps Script - Aula 04 Neste vídeo Vamos trabalhar com script para desenhar um gráfico de linha no nosso formulário beleza pessoal então vamos para o editor de script no editor acessem o arquivo gráfico traço JS e desce até o final dos códigos nós vamos fazer mais uma function function eu vou chamar Esta função de.

Gráfico de Linha em Formulário Planilhas Google Apps Script - Aula 04

Real meses porque primeiro nós precisamos montar o relatório para depois desenhar o gráfico abre e fecha parênteses e esta função vai receber os dados que é para fazer o relatório fora dos parênteses abre e fecha as chaves próximo passo é acionar Esta função dentro da função relatório podem copiar o nome da função.

E agora vocês vão acessar a função relatório e vocês vão acionar a função real meses depois da função desenhar gráfico pizza Cola a função real meses e fecha a linha de código com ponto e vírgula próximo passo é informar os dados para a função real meses agora pessoal nós vamos utilizar Array filtro.

Pedidos podem copiar o nome do Array e vocês vão colocar dentro dos parênteses da função real meses feito este ajuste podem retornar para a função real meses e agora nós precisamos montar um Array que vai ser utilizado para desenhar o gráfico bar eu vou chamar este arway de meses gráfico vai ser igual a New New arway.

New ar abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses abre e fecha colchetes e dentro dos colchetes abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas meses fora das aspas duplas vírgula e abre e fecha aspas duplas então neste Ari Eu preciso de uma para os nomes dos meses e uma coluna para o total referente a cada mês fora dos colchetes vírgula e abre e.

Fecha colchetes e dentro dos colchetes abre e fecha aspas duplas primeiro mês é o Janeiro que eu Vou abreviar o nome paraan ponto fora das aspas duplas vírgula e abre e fecha aspas duplas nesta posição nós vamos colocar a somatória referente a janeiro mas por enquanto eu não tenho esta informação por isso que eu vou deixar.

Vazio fora dos colchetes vírgula e abre e fecha colchetes novamente e dentro dos colchetes abre e fecha aspas duplas e agora é fevereiro que eu vou chamar de feve ponto fora das aspas duplas vírgula e abre e fecha aspas duplas fora dos colchetes vírgula e abre e fecha colchetes abre e fecha aspas duplas e.

Agora eu tenho o Março que eu vou chamar de mar fora das aspas duplas vírgula e abre e fecha aspas duplas para facilitar nós podemos Copiar esta parte fora dos colchetes vírgula Cola depois do março eu tenho o Abril que eu vou chamar de ab R fora dos colchetes vírgula e cola novamente na sequência vem o maio eu vou.

Chamar de Mai vírgula cola de novo depois do Maio eu tenho o Junho que eu vou chamar de Junho estes nomes pessoal são os nomes que vai aparecer no gráfico viu ví cola de novo na sequência vem o Júlio que eu vou chamar de jul fora dos colchetes mais uma vía depois de jul nós temos.

Agosto fora dos colchetes vírgula novamente e cola de novo depois de agosto é Setembro eu vou chamar de S vírgula Cola depois de setembro é outubro outubro vírgula na sequência vem o Novembro vírgula e por fim nós vamos ter o.

Dezembro e fecha a linha de código com ponto e vírgula Este é ar nós vamos utilizar para desenhar o gráfico agora nós precisamos de mais um aray com a lista de meses com os nomes completo bar eu vou chamar este Array de lista lista meses lista meses vai ser igual a new newway abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses abre e fecha.

Colchetes e dentro dos colchetes abre e fecha aspas duplas primeiro mês é o Janeiro para facilitar podem Copiar esta parte copia vírgula e cola depois de Janeiro eu tenho fevereiro fevereiro fevereiro vírgula Cola até vou colocar um espaço para facilitar a.

Veja Também:

    Visualização depois de fevereiro vem

    Março vírgula Cola novamente depois de Março depois de Março dentro das aspas duplas é Abril Abril vírgula depois de Abril é Maio dentro das aspas duplas Maio vírgula cola de novo depois de Maio.

    Eu tenho Junho vírgula depois de Junho eu tenho julho vírgula na sequência depois de julho é agosto agosto vírgula depois de agosto é Setembro Setembro vírgula depois de setembro é outubro outubro vírgula aí vem.

    Novembro vírgula e depois de Novembro é dezembro e fecha a linha de código com ponto e vírgula Montamos os arrs agora nós precisamos fazer o relatório Então agora eu vou precisar de dois laços primeiro laço para percorrer a lista de meses e outro laço para percorrer o arway dados Então vamos lá trabalhar com os laços for for abre e.

    Fecha parênteses e abre e fecha as chaves e dentro dos parênteses var eu vou chamar esta variável de linha vai ser igual inicia na linha zero ponto e vírgula e vai fazer enquanto a variável linha for menor que o nosso Array lista meses ponto leng ponto e vírgula linha mais mais e dentro deste laço eu preciso.

    Capturar o mês em que o laço está var eu vou chamar esta variável de mês vai ser igual ao Array lista meses abre e fecha colchetes e dentro dos colchetes variável linha abre e fecha colchetes e dentro dos colchetes coluna zero porque nós colocamos apenas uma coluna no arway lista meses e fecha a linha de código com ponto e vírgula e eu preciso de uma variável para.

    Armazenar o valor total eu vou chamar esta variável de Total Rs vai ser igual a par flo abre fecha parênteses e abre e fecha aspas duplas dentro dos parênteses e dentro das aspas duplas zero por padrão vai ser zero e fecha a linha de código com ponto e vírgula prosseguindo agora nós.

    Precisamos fazer um laço sobre o Array dados para somar todos os registros relacionado ao mês em que o primeiro laço está então form abre e fecha o parênteses e abre e fecha as chaves e dentro dos parênteses vai i igual a zer ponto e vírgula e vai fazer enquanto a variável I for menor que o ar dados.

    Ponto leng ponto e vírgula e mais mais e dentro deste laço nós precisamos de um if if abre e fecha parênteses e abre e fecha Chaves e dentro dos parênteses nós vamos colocar o Array dados ar dados abre e fecha colchetes e dentro dos colchetes variável I que representa a.

    Linha em que o laço está fora dos colchetes abre e fecha colchetes novamente e aí precisamos informar qual a coluna guardi dados que nós temos os meses Então vamos dar uma olhada na planilha para não restar dúvida guia pedidos tacando que a contagem inicia por zero e d coluna z0 pedido coluna 1.

    Data coluna 2 mês coluna 3 de volta no

    Editor dentro dos colchetes coluna 3 fora dos colchetes igual igual e aí nós vamos colocar a variável mês copia e cola no entanto tem mais um detalhe eu quero fazer a soma somente se tiver.

    Quantidade então depois da variável mês eu vou colocar dois e Comercial novamente arroi dados abre e fecha colchetes e dentro dos colchetes variável I abre e fecha colchetes Qual a coluna do Ari dados que nós temos a quantidade vamos ver coluna 3 ano 4 linha 5 produto 6 quantidade 7 eu poderia também se.

    Basear na coluna Total mas se eu não tiver quantidade automaticamente o total vai ser zero de volta no editor dentro dos colchetes coluna 7 fora dos colchetes ponto de exclamação igual que quer dizer diferente diferente de vazio e dentro deste if Se entrou no IF.

    Nós vamos fazer a somatória então podem copiar a variável Total RS copia e cola dentro do IF Total Rs vai ser igual a par flat abre e fecha parênteses e cola a variável Total RS dentro dos parênteses fora dos parênteses mais novamente pars float abre e fecha parênteses aji dado.

    Abre e fecha colchetes e dentro dos colchetes variável I abre e fecha colchetes Qual a coluna do valor coluna 9 do arway dados e fecha a linha de código com ponto e vírgula deixa eu dar uma ajustada isto aqui para facilitar a visualização e agora pessoal depois que sair do segundo laço for nós precisamos.

    Colocar esta somatória hway meses gráfico então vocês vão copiar hway meses gráfico copia e cuida para colocar depois que sair do segundo laço for mas dentro do primeiro laço for meses gráfico abre e fecha colchetes nós vamos colocar a variável linha mais um Por que mais um porque nós iniciamos na linha Zero no entanto na.

    Linha zero do aray meses gráfico eu tenho cabeçalho por isso que eu estou somando mais um já no arway lista meses na linha zero é Janeiro por isso que eu coloquei mais um fora dos colchetes abre e fecha colchetes novamente e na coluna um porque na coluna zero eu tenho cabeçalho Então a partir da coluna 1.

    Igual a variável Total rs e fecha a linha de código com ponto e vírgula desta forma nós vamos montar o arway meses gráfico com os nomes que nós vamos colocar no gráfico e também o valor de cada mês beleza Montamos o Array para desenhar o gráfico agora nós precisamos.

    Fazer outra função para desenhar o gráfico de linha então agora depois que sair do primeiro laço for nós vamos acionar outra função antes da última chaves para não restar dúvida nós vamos fazer uma função chamada desenhar gráfico gráfico linha abre e fecha parênteses e ponto e.

    Vir e a função desenhar gráfico linha ela vai receber o Array meses gráfico que está com as informações para desenhar o gráfico depois da função desenhar gráfico linha nós podemos fechar arway lista meses podem copiar o nome do arway.

    Lista meses pon L igual a 0 e ponto e vírgula e eu posso fechar também o Array dados podem copiar o nome Array dados P leng iG 0 p ponto e vírgula Esta função está OK agora nós precisamos fazer a função para desenhar o gráfico de linha podem copiar o nome da função e agora vai ser uma nova.

    Function function desenhar gráfico linha e agora eu vou trocar o nome do Array para dados fora dos parênteses abre e fecha Chaves e pressiona enter e dentro desta function Primeiro passo é definir a formatação do gráfico bar eu vou chamar esta variável de formatar vai ser igual e abre e fecha Chaves e pressiona enter e dentro da.

    Variável formatar nós vamos definir o estilo do nosso gráfico Começando por colocar o título que é o comando title title dois pontos e abre e fecha aspas duplas eu vou colocar o título como sendo vendas mensal fora das aspas duplas vírgula cuidado precisa ser Vírgula e agora nós vamos colocar vai.

    Ser o seguinte title title text Style dois pontos e abre e fecha Chaves e pressiona enter mas depois das chaves que fecha o title text Style precisa colocar vírgula senão vai dar erro e dentro das chaves do title text Style nós vamos definir defir a cor da.

    Fonte do título propriedade color color dois pontos e abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas vocês vão colocar jogo da velha 1 a 2 3 7 e esta é a definição da cor azul forte fora das aspas do vírgula e eu também vou definir o.

    Tamanho da fonte propriedade fonte fonte size size do P 14 vírgula e eu quer o título em então comando bold dois pontos e fecha com vírgula depois fechar as chaves do title text Style eu vou definir o comando Legend Legend dois pontos e abre e fecha aspas.

    Duplas eu vou colocar o comando None porque eu não quero ter legenda no meu gráfico vírgula na sequência eu preciso definir a largura do gráfico que é o comando wid dois pontos eu vou colocar 640 vírgula e a altura comando re dois pontos vai ser.

    330 vírgula próximo passo é definir o estilo do eixo horizontal então vocês vão V colocar H Axis exatamente assim pessoal dois pontos espaço e abre e fecha Chaves e pressiona enter depois da últimas Chaves precisa colocar vírgula Para não acontecer erro e dentro das chaves Primeiro passo é.

    Definir o title o eixo horizontal dois pontos espaço e abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas vai ser meses vírgula na sequência eu vou definir a formatação do texto do eixo horizontal comando text text Style text Style dois pontos e abre e fecha Chaves e pressiona enter e aqui também depois da.

    Última Chaves precisa colocar vírgula beleza e dentro do text Style eu vou definir a cor do texto color dois pontos espaço e abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas vocês vão colocar jogo da velha seguido de seis zeros 3 4 5 6 Esta é a definição da cor preta vírgula na sequência o tamanho da.

    Fonte propriedade fonte fonte saiz fonte saiz e dois pontos nove vírgula depois da fonte eu quero definir o tipo da fonte que é a propriedade fonte fonte name dois pontos espaço e abre e fecha aspas duplas eu quero a fonte Arial fora das aspas duplas vírgula nós vamos colocar o comando.

    Bolt B de dois pontos comando true vírgula e também comando italic italic dois pontos true e fecha com vírgula muito cuidado pessoal as vírgulas precisa ter as vírgulas e agora pessoal eu vou definir o estilo do título fechou as chaves próximas Chaves tem.

    Apenas duas chaves para baixo para não restar dúvida vocês vão colocar o comando title text Style dois pontos e abre e fecha Chaves e lembra que aqui precisa colocar vírgula depois das chaves que fecha o comando e dentro das chaves Primeiro Comando vai ser o comando color cor do texto dois pontos abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas jogo da.

    Velha 1 a 2 3 7 e esta é a definição da cor azul forte vírgula na sequência o tamanho da fonte fonte fonte sai dois pontos 12 vírgula e eu quero a fonte em comando bold dois pontos true e fecha com vírgula Beleza definimos o estilo do eixo.

    Horizontal no entanto pessoal tem mais um eixo que nós precisamos definir a formatação então agora deixa-me ver como que nós vamos fazer pessoal para não errar porque é no detalhe deixa eu ver o seguinte onde que fecha o eixo horizontal aqui pessoal eu estou fechando o lugar errado ainda que eu dei uma olhada aqui vocês vão fazer o seguinte esta parte aqui ó vocês vão.

    Recortar colocar precisa ser dentro do eixo horizontal porque nós estamos abordando o eixo horizontal desta forma não vai dar erro é cheio de detalhes pessoal vamos bem com calma mesmo eu indo com calma estava colocando no lugar errado se um comando estiver no lugar errado não vai dar certo então agora depois de fechar o eixo.

    Horizontal nós vamos definir o formato do eixo vertical então vocês vão colocar o cursor depois da primeiras Chaves do eixo horizontal e vai ficar marcado onde ele termina localizou onde termina o eixo agora nós vamos abrir o eixo vertical que vai ser o v v Axis V axes.

    Dois pontos espaço e abre e fecha Chaves e pressiona enter lembra de colocar a vírgula depois de fechar as chaves e dentro do eixo vertical Primeiro passo é colocar o título então comando title title dois pontos espaço e abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas o texto do título do eixo.

    Vertical eu vou colocar RS fora das aspas duplas vírgula e agora nós vamos colocar o comando text text Style text Style dois pontos espaço e abre e fecha Chaves lembra da vírgula não pode esquecer e dentro do text Style nós vamos definir a cor do texto do texto das.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=PynAi2QJ7YE

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem