COMO IDENTIFICAR TODAS PÁGINAS E VISUAIS QUE ESTÃO USANDO UMA MEDIDA ESPECIFICA NO POWER BI

COMO IDENTIFICAR TODAS PÁGINAS E VISUAIS QUE ESTÃO USANDO UMA MEDIDA ESPECIFICA NO POWER BI Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Ronan Vico e nesse vídeo nós vamos responder uma dúvida que deixaram lá no nosso grupo do telegram gratuito.

COMO IDENTIFICAR TODAS PÁGINAS E VISUAIS QUE ESTÃO USANDO UMA MEDIDA ESPECIFICA NO POWER BI

Tá Fica o convite aqui se você quiser o link tá aqui na descrição bom a dúvida foi a seguinte como que eu identifico todos os visuais que estão usando uma medida específica então no power Bi eu.

Vou lá crio uma medida e quero saber quais visuais que eu utilizei essa medida Será que é possível fazer isso como que a gente pode fazer basicamente o que eu tenho aqui para exemplificar o.

Que a gente quer fazer é que eu tenho né medidas que são utilizadas né galera dentro do nosso Power Bi por exemplo tenho aqui uma soma né que tá sendo utilizado nesse visual essa medida de.

Soma número dois né ó medida dois soma está sendo utilizado na página um nesse visual está sendo utilizado também ó Ah não aqui nesses dois não estão beleza na página qu medida a soma nesse visual e.

Assim por diante como que eu faria para descobrir né todos os visuais que estão utilizando essa soma de uma forma que eu possa né saber aonde exatamente se eu mexi nessa soma vai quebrar alguma coisa.

Né ã ou algo do tipo se eu deletar essa essa medida aqui aonde que vai quebrar Qual o visual que vai quebrar nativamente né se eu clico aqui eu não tem como saber exatamente Ah o que.

Exatamente está sendo ligado a essa medida forma de saber isso tá e é utilizando o próprio arquivo Power bi o que eu quero que vocês entendam que todos os arquivos Microsoft eu sempre.

Falo aqui né eles são arquivos que os dados estão ali dentro do próprio arquivo Você concorda quando você abre um arquivo Power bi ou um arquivo Excel ou um arquivo Powerpoint Word os dados.

Estão ali dentro desse arquivo então em algum lugar está indicando que nesse visual tem aquela soma a gente só precisaria entender aonde exatamente isso tá acontecendo certo então o que.

Que que eu vou fazer ó eu vou salvar isso aqui é um powerback que eu tenho chamado a group Val de outras aulas aqui do canal e eu vou lá na pasta do meu Windows onde tá esse arquivo para.

Mostrar algo legal para vocês Bom eu tô aqui na minha pasta do Windows tem diversas coisas mas o nosso Power Bi é esse aqui ó group Vales ele tá aqui eu vou simplesmente copiar ele tá abrir ele.

VEJA MAIS AQUI:

    Numa pasta nova aqui só para não

    Confundir a gente e o que eu quero que vocês entendam que eu sempre falo é que os arquivos Microsoft são Dados dentro de esse arquivo como que eu faço para.

    Ver esses dados basta eu renomear para Zip tá isso funciona para Excel Word né Eu sempre ensino aqui em diversas aulas do canal esse Zip aqui se eu abrir ele são diversos dados tá vendo Então Power.

    Bi também é diversos dados eu posso até extrair esses dados para identificar melhor o que que eu tô querendo procurar ó Então esse ponto Zip é o nosso Power Bi tá é só é extrair os dados desse Zip.

    Vou até renomear para pbix aqui de novo ó Show esse pbix nada mais é do que o conjunto né de todos esses dados vou até ó eh ordenar aqui para ficar bem claro aqui isso tudo é o nosso Power Bi tá ran.

    Mas e daí Por que que você tá mostrando isso basicamente é através desses dados eu consigo identificar diversos tipos de informações acerca desse pbix como por exemplo onde estão as minhas medidas tá.

    Eu poderia aqui explorar bastante coisa desse por bi ensinar para vocês mas vamos focar aqui nessa aula em como eu identifico os visuais e o que que tá sendo utilizado nesses visuais primeira.

    Coisa é que a gente vai entrar na pasta report que é justamente onde tá os dados referente aos relatórios eu tenho aqui layout e static resources no layout Tá eu vou ter que abrir aqui com Notepad.

    Plus plus Afinal é um arquivo sem extensão né mas eu consigo abrir aqui no Notepad plus plus e eu vou ter ó diversas informações que que é legal isso aqui é um Jone né se você não sabe.

    O que é Jon são Dados aqui é que se referem ao Power bi estão no formato Jon eu vou copiar isso aqui ó contrl C vou abrir aqui no navegador o beautify Jon ó Jason formater pode ser qualquer um tá.

    Galera eu vou colar aqui ao colar ele

    Deixa bonito de uma forma que eu consiga né ler melhor o que está acontecendo ali no meu à Jon então aqui ó Tá bonito né Tá como que eu posso falar tá eh.

    Formatado de uma maneira visual para que a gente eu você consiga ver de uma forma melhor o que que eu tenho aqui ó sessões eu tenho as report section página um e aqui tem coisas que estão dentro dessa.

    Página como por exemplo Qual que é o tamanho do visual Qual que é o a posição x e posição Y ou seja vou até abrir de novo o Power bi aqui para ficar muito claro tudo isso que a gente tá vendo ali.

    Ó ele fala o seguinte ó a página um ó que é essa aqui tá vendo página um eu tenho aqui ó visuais na posição X Y ou x13 8 né ou seja Deve ser esse aqui ó posição x.

    138 posição Y 17 Ou seja a posição do visual o tamanho do visual Ou seja a altura a largura a altura a configuração tudo isso vai tá aqui no meu arquivo então por exemplo ó o nome h único ali.

    Desse visual a posição medidas ó query have query have medidas ponto medida um soma Então esse visual aqui esse visual aqui que utiliza a hash medidas ó ponto medida um soma certo ó esse visual aqui.

    Ó olha aqui olha aqui que interessante tá vendo que é o nome o nome Ó #medidas pon medida um soma esse visual que está na posição são X Y tananã com altura tananã utiliza a.

    Medida um soma que está dentro da pasta #medidas e aonde tá escrito isso aqui ó na minha query F Ou seja eu consigo identificar através da config né através da config e através da query aqui ó.

    Também as propriedades referente ali aquele visual Eu acho que já deu para entender né que nesse arquivo layout é onde fica todo o layout ali do meu dos meu Power bi então eu consigo.

    Identificar até as posições né que estão os visuais e tudo mais então dá para tirar algumas coisas bem bacana dessas informações tudo bem Qual que é a informação que eu quero eu quero.

    Identificar todas as páginas barra visuais que estão ali com o meu com com a minha medida específica Como que eu posso fazer então eu posso usar o próprio powerbi fazer um inception aqui.

    Né fazer uma recursividade por bi lendo ele mesmo então nesse próprio Power Bi eu vou usar aqui o Power query para ler o layout desse Power bi pra gente poder identificar Quais são os visuais que.

    Estão com a medida dois soma que a gente criou então ó transformar dados deixa eu pegar até o caminho aqui da minha pasta já ó control c vou vir aqui ó nova consulta vou ler uma pasta né então.

    Mais pasta conectar Vou colocar aqui ó já já achou um monte de coisa vou colocar aqui ó transformar dados Qual o arquivo que eu quero ler o arquivo layout né Ó então vou clicar aqui ó.

    Layout ele não lê automaticamente Afinal é um arquivo que não tem extensão não tá lá pon TXT pon Jon mas eu sei que é um arquivo de texto né que tem um Jon ali dentro então eu posso clicar e falar.

    Isso aqui é um arquivo de texto e ele vai ler como um texto pra gente trouxe aqui o Jon que que eu faço agora Eu transformo esse texto em Jon de fato Afinal eu sei que isso aqui é um Jon né.

    Então eu posso vir aqui e justamente falar que isso aqui é um Jon basta eu clicar com o lado direito transformar em Jon opa ele deu um erro aqui fala que deu um problema de buffer aqui vou.

    Voltar na etapa anterior e clicar aqui para mostrar algo para vocês ó apesar de ser um texto Tá vendo que tem uns caracteres misteriosos aqui o que que eu tenho que fazer eu vou voltar e limpar ó.

    Clicar com o lado direito transformar limpar esse texto para tirar caracteres eh que estão ali ocultos né ou seja alguns binários ocultos ó limpar quando eu clicar Pronto agora sim ele tá.

    Exatamente como um texto agora eu consigo vi e transformar ele em Jon ele vai virar um registro obviamente Afinal é um registro e eu poderia até expandir só o que eu quero né mas eu vou expandir.

    Tudo aqui afinal a gente vai trazer tudo para analisar galera isso que eu tô fazendo aqui de expandir o Jon nada mais é do que a gente viu aqui né ó tá vendo isso que eu tô vendo visualmente eu tô.

    Trazendo lá pro Power bi para que eu possa analisar os visual containers e procurar os visuais que estão justamente com o o a medida que eu tô buscando né então eu vou aí agora eu vou expandir o.

    Sections Né que é justamente o que eu tô precisando né ó section expandir para novas linhas apareceu todas as sessões Ou seja é uma sessão por página que a gente estava analisando né olha só.

    Página um ou seja vou ter sete páginas final eu tenho sete páginas no meu relatório aqui tudo bem ó agora para cada uma dessas sections né eu vou pegar os as propriedades ou seja ó o nome tá.

    Vendo ó página um página dois página TR e obviamente que também vai ter né aqui por exemplo na página um eu vou ter justamente uma lista de visuais que é o visual container então que que eu.

    Poderia tá eu não preciso do name do id Vamos ser mais sincero aqui o que que eu quero eu quero achar os visua da página concorda então o que que eu vou fazer eu vou excluir todas as outras.

    Colunas vamos deixar isso aqui Clean eu só quero a sessão e os visuais deixei só a sections vou pegar o que ó o display name e os visuais concorda comigo como assim Ronan eu só quero a página e os.

    Visuais que estão dentro da página Eu quero procurar dentro dos visuais Então deixei mais clean ali no power query ó só as sessões e o que que eu quero trazer da sessão o display name e o seu.

    Objetos então na página um eu tenho uma lista de objetos na página dois eu tenho uma lista né de visuais na página TR e assim por diante na página dois eu não tenho nenhum visual Isso é verdade né se.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mqdjGiSvU40

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem